sexta-feira, 14 de agosto de 2009

E AS FLORES COMEÇARAM A BROTAR...


Um dos temas abordados na segunda 2ª em Sociologia foi a educação. Utilizamos dois textos "pinçados" na internet (link abaixo) cujas argumentações estão presas ao ponto dos professores (autores). Assim, acabei desconstruindo a redação do texto explicitanto as técnicas utilizadas nas argumentações. Discutimos bastante a cerca do tema e na sequência solicitei um posionamento (escrito) de cada um.

Parece que a velha fòrmula (introdução, desenvolvimento e conclusão) finalmente começou a dar certo. Segue uma das produções.


EDUCAÇÃO

Educação, junção de duas palavras: educar e ação. Ou seja, ação de educar. Uma palavra forte, mas que tem perdido seu sentido ao longo do tempo, por causa da desorganização, do descaso para com o professore também com os alunos.

Houve um tempo em que a educação era prioridade, as pessoas estudavam querendo ser alguém, um médico, um advogado, até mesmo um professor. Mas hoje em dia estudam porque têm que estudar e pronto.

Má remuneração, greves, agressões em sala de aula, professores que ficam batendo papo no corredor em seu horário de aula e alunos que vão ao colégio só para bagunçar. Isso tem contribuído para a “violência” do ensino. Os professores se dedicam durante quatro anos e não são reconhecidos pela sociedade, tendo que viver com salário baixo e uma incrível rotina de aula – isso quando não tem que trabalhar em mais de uma escola para ganha um pouco mais.

Creio que já esta mais que na hora de reconhecermos que ensinar é uma arte e para aqueles professores que se dedicam mesmo, que amam a sua profissão, temos que respeita-los porque eles são heróis. Convivendo com pessoas diferentes, tendo que ouvir de tudo de alunos descompromissados e de pais que se acham no direito de humilhar. Só sendo de ferro para agüentar.

Se os governantes dessem a atenção devida, a educação hoje seria bem melhor e todos, tanto alunos quantos professores, teriam mais prazer de ir ao colégio.

Resumindo, falta respeito dos governantes, da sociedade em geral, dos pais, dos professores, dos alunos... quando aprendermos realmente o sentido da palavra educação como um todo, então estaremos prontos para ser alguém na sociedade.

Aluna: Jandiara B. Oliveira
Turma: 91N2

TEXTOS TRABALHADOS

1. Carta Aberta à Futura Secretária de Educação do Rio de Janeiro
http://pelenegra.blogspot.com/2009/01/carta-aberta-futura-secretria-de-educao.

2. Profissionalismo: para que ensinar se o professor não vale nada?
http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=1066

VÍDEOS RELACIONADOS



EDUCAÇÃO E VIOLÊNCIA


EDUCAÇÃO E RACISMO


QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

Prof. Gilvan Barbosa






Nenhum comentário:

Postar um comentário